Pesquisar no site


Contato

Predmilton

(21)2691-1851

E-mail: predmilton@hotmail.com

COMO FAZER DEVOCIONAL

 

Escondi a tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti

                                                                                                Salmo 119:11

 

Objetivo:

- promover mais ferramentas para o Espírito Santo trabalhar na vida dosDiscipulos

- aumentar a resistência ao pecado  ;

- abrir a porta da verdadeira sabedoria que vem através do estudo devocional sistemático da Palavra.

- abrir a porta do conhecimento e da maturidade cristã

- ver os disicpulos se dedicando ao estudo sistemático da Palavra;

 

Pare e Pense...

- Qual seria a maneira ideal de esconder a Palavra do Senhor em nosso coração para não viver pecando (Sl.119:11)?

- O que Davi queria dizer quando escreveu: ... antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua Palavra medita de dia e de noite (Sl.1:2)?

- Como purificará o cristão o seu caminho (Sl.119:9)?:

 


A resposta para estas perguntas é:

 fazendo devocional diário!

 


 

              Quando se fala em devocional diário a primeira impressão que temos é que se trata de um estudo bíblico particular ou então a leitura bíblica diária. Negativo! Devocional é o momento especial em que você deve parar todas as tuas atividades para saber o que devemos fazer para alegrar o coração de Deus com tua vida (Sl.25:5;31:3). É o momento de extrair da Palavra a conduta para o seu dia a dia de testemunho pessoal (Jo.14:21). É o momento de Deus se revelar através da sua Palavra para compartilhar conosco o que precisamos mudar e o que precisamos praticar para nos tornarmos cada vez mais parecidos com Jesus (Sl.27:11). Mas será que realmente queremos isso?

 

       Em certa igreja, numa determinada noite de domingo, um pastor já cansado de tanto lutar contra os pecados diversos que estavam assolando o seu rebanho, sem saber mais o que fazer interrompeu a pregação e de súbito caiu de joelhos no meio da igreja, e começou a clamar em alta voz:”- Deus, eu estou cansado de ficar malhando em ferro frio, eu sei que o templo está cheio e tem até visitantes, mas eu te peço por favor, quando eu levantar de meus joelhos e perguntar um a um como vai sua vida espiritual”? Faça com que todos estes que estão aqui presentes, confessem em alta voz tudo que estão escondendo seus corações, para que eu possa tratá-los de maneira pessoal. Na mesma hora, aquela multidão de curiosos que aguardava em silêncio o término da oração do pastor, se transformou numa turba alvoroçada, saindo atropeladamente pelas portas do templo à fora; restando apenas um jovem, que de olhos fechados, parecia estar orando.

O pastor indo até ele, fez a tal pergunta; como resposta o jovem deu uma risadinha e mostrou um papel escrito às pressas com a seguinte frase:”- nem adianta me perguntar eu sou mudo!!!”

 

       Esta historia nos mostra que nem todos estão sinceramente querendo ser tratado por Deus em sua intimidade; e os que até querem, não estão dispostos a pagar o preço da dedicação à uma vida de santidade compromissada com a Palavra.     

Infelizmente é crescente o número de cristãos que esperam de Deus toda sorte de bênçãos, sem saber o que Deus espera de cada um de deles (Sl.119:4, Js.1:8, Pv.6:22,23; Dt.6:5,6).

       Ao sair das trevas para a maravilhosa luz de Deus , todos nós viemos cheios de imperfeições de caráter, que certamente serão removidas à partir do relacionamento íntimo com o Senhor e sua Palavra. O devocional assume um papel curativo, pois é o meio bíblico pelo qual o crente pode ser tratado e ter a raiz de seus problemas removida pela meditação na Palavra (Jo.17:17).

O mover de Deus, por sua vez, não é para todos, mas somente para aqueles que têm um coração que se deixa moldar pelas mãos do oleiro (Sl.51:17, Mt.6:10). Portanto quando Deus promete operar na vida de alguém, esta operação vem sempre condicionada a alguma postura de caráter, que precisará ser tomada para que tal promessa se cumpra e/ou se mantenha. Deus quando faz uma promessa ele espera de nós uma atitude bíblica, que ratifique a nossa espiritualidade e obediência ante as tentações carnais (Sl.19:9-11); e a forma que Deus escolheu de conseguirmos forças para sempre tomar a atitude contrária à nossa carne é a meditação na Palavra (Js.1:8, II Tm.2:15).

       Provavelmente o escritor do Salmo 119 tinha profundo conhecimento desta verdade, pois revela intensa devoção à Palavra e grande conhecimento das escrituras, pois faz todos os seus 78 pedidos pautados na palavra, e destes, 24 são pedidos ligados à aperfeiçoamento de caráter, 22 vezes pede mais profundidade na Palavra, 30 pede para Deus assumir o controle das diversas situações manifestando o seu Reino do jeito que é descrito na Palavra; e o único pedido que ele fez fora disso é para Deus aceitar, por mi se, a oferta voluntária de seus lábios (vv. 108).

 

       Em João 14:26, Jesus disse “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Mas só existirá o que ensinar se pararmos para aprender, só existirá o que lembrar se houver alguma coisa para ser lembrada; caso contrário não haverá ensino, lembrança, sabedoria, cura de pecado ou purificação de mente.

 

Em certa feita um irmão da igreja sem saber o que fazer diante de seus problemas que se agravavam a cada dia, recorreu ao seu pastor procurando solução. O pastor ouviu calado todos os problemas de ordem moral, imperfeições de caráter, incontinência sexual; e por fim o irmão pediu ao pastor que orasse por ele. O pastor parou, pensou e respondeu:”- só poderei orar por você daqui a um mês”!

O homem sem entender, retrucou a atitude inesperada do pastor:”- mas eu preciso da sua oração hoje! Por que o senhor não pode orar por mim agora? E com ternura no olhar o pastor respondeu ao homem aflito:”- para ter os seus problemas resolvidos pela oração, antes de orar por você eu preciso fazer-lhe algumas perguntas que você só poderá responder positivamente daqui a um mês! “- mas que tipo de perguntas são essas”? Perguntou o rapaz. E o pastor respondeu: “- você tem lido a sua bíblia diariamente”? Você tem feito devocional diário? Você tem meditado na Palavra buscando a orientação do Espírito Santo?... O rapaz, cabisbaixo, retirou-se para casa e a primeira coisa que fez ao chegar , foi procurar por sua bíblia, que já estava perdida há várias semanas (Sl.19:7,8).

      

Como fazer devocional

 

       Não temos nada contra os livros de devocional diário produzido pelas editoras, mas de certa forma, eles acabam assumindo o lugar que deveria ser exclusivamente da Bíblia; sem contar que a pessoa corre o risco de lê-los todos os dias ao invés de ler as Escrituras Sagradas. Eles são comentários da bíblia e não um substituto. Por isso sugerimos um método devocional que use somente a Palavra diariamente.

 

Escolha um lugar e hora tranqüila, de preferência pela manhã, pegue caneta e separe uma caderneta só para esta finalidade.

 

1- peça direção a Deus (I Tm1:5)

2- canta um hino de louvor (Sl.100:2)

3- escolha um livro, para utilizar um capítulo por dia;

4- leia o texto normalmente uma vez;

5- leia o texto novamente, extraindo a vontade de Deus, fazendo as

    seguinte s perguntas e anotando numa caderneta:

 

- O que o texto fala sobre Deus/Jesus/Espírito Santo ?

O que o devo fazer ou parar de fazer - mandamento?

- E o que texto diz que eu sou ou tenho como cristão - promessa?

- anote dúvidas ou qualquer coisa que não entendeu para ser levado para o pastor ou líder – é bom anotar para não esquecer.

       Obs.: faça tudo isso anotando numa

                caderneta separada para esta

                finalidade

 

6- converse com Deus (oração):

- sobre tudo que o texto diz que Ele tem sido pessoalmente para você;

- agradeça pelo que você já tem conseguido praticar;

- peça graça e forças para praticar o que ainda não consegue;

agradeça por tudo aquilo que você já é e já tem em Cristo Jesus.

 

7- Separe um espaço na caderneta devocional, para escrever o que

    Deus tem tratado em você e como você tem se sentido. Anote de

    forma resumida o seu progresso com Deus e seja feliz!

 

Exemplos para prática em aula:

Romanos 6; Romanos 15; Provérbios 1;     Provérbios 3

 

Sugestões de primeiros livros para iniciar devocional:

I Pedro, II Pedro, I João, I Coríntios, II Timóteo.

 

Você pode montar um calendário contendo todos os livros da bíblia para fazer o devocional livro por livro, assim você estará fazendo duas atividades ao mesmo tempo: seu devocional e leitura bíblica sistemática. Quando você chegar ao final do calendário terá uma verdadeira enciclopédia da bíblia, comentada capítulo por capítulo.

 

Deus não te chamou para coisas pequenas

Seja ousado e fiel até o fim!!!

 

 

 

 

 

E agora?

A única forma de realmente alcançarmos a maturidade que Deus requer de cada um de nós, é através do estudo devocional sistemático da Palavra, qual será sua opção: insistir numa eterna infância espiritual ou caminhar em direção a vida de mais e mais santidade?

 

 

Vamos orar:

Senhor: ensina-me a esconder diariamente a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti no meu dia a dia de santidade...